“▪ Rafael Ferreira é um
dos melhores gerentes da Companhia Mercúrio de Combustíveis. Está na casa há 12
anos, fez uma carreira fenomenal e agora dirige toda a área de mercado
industrial da companhia. É uma responsabilidade ter de cuidar de um grupo
considerável de empresas-clientes em um mercado competitivo e dinâmico. Rafael
gosta do seu trabalho e tem um orgulho do que faz. Está bem entrosado na
empresa e relaciona-se bem com os colegas. Acha que tem muito futuro pela
frente, mas guarda algumas preocupações no seu íntimo. Esse futuro caminha
muito devagar. Tem uma boa posição na companhia. Ganha um bom salário fixo,
embora não seja formidável. Tudo ma Mercúrio é muito certinho e padronizado. A
esposa de Rafael acha que ele merecia muito mais do que a empresa lhe oferece.
Ela sempre diz ao marido que a empresa é amarrada a normas e regras
burocráticas e não quebra as regras do jogo. ▪
As pessoas trabalham
nas organizações em função de certas expectativas e resultados. Elas estão dispostas
a se dedicarem ao trabalho e às metas e objectivos da organização desde que
isto lhes traga algum retorno significativo pelo seu esforço e dedicação. Em
outros termos, o envolvimento das pessoas no trabalho organizacional depende do
grau de reciprocidade percebida por elas: na medida em que o trabalho produz
resultados esperados, tanto maior será esse envolvimento. Daí a importância em
projectar sistemas de recompensas capazes de aumentar o comprometimento das
pessoas nos negócios da organização.”
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto, Gestão de pessoas, O novo papel dos recursos humanos da
organizações, 1999, Elsevier Editora, pág. 220.
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