“69% dos responsáveis empresariais não acreditam que stress, ansiedade ou depressão sejam causas suficientes para os colaboradores tirarem folga, revela um estudo da AXA PPP Healthcare.
Na pesquisa, que abordou mil funcionários e mil
gerentes empresariais, 1 em cada 4 colaboradores diz ter experienciado um
problema de saúde mental durante o último ano, sendo que 46% dos mesmos
consideram que os seus superiores não levam a sério esse tipo de patologia.
Este estudo registou que apenas 1 em cada 5 gestores se preocuparia com a capacidade de trabalho de um funcionário que
sofresse de um problema mental, e que cerca de 17% se preocupariam com as
consequências dessa situação para o seu próprio trabalho enquanto superior.
Os resultados revelam ainda que a maior parte dos
funcionários ficaria tão preocupada com o estigma de sofrer de stress,
depressão ou ansiedade que não contaria aos superiores a verdade acerca do seu
estado de saúde. Mesmo assim, 54% dos inquiridos acreditam que as atitudes em
relação às doenças mentais no local de trabalho têm mudado para melhor nos
últimos 15 anos.”
Opinião: Um gestor ocupa um papel fundamental no seio da
organização. A questão do stress é apenas uma, das muitas preocupações de um
gestor.
Coração a bater mais
depressa, ansiedade, irritação, insónias, tensão muscular, falta de motivação,
são alguns dos sintomas deste problema. Estes sintomas afetam a capacidade produtiva
e recreativa do colaborador, desafios na área da saúde e da segurança profissional
e a impossibilidade de manter um bom desempenho e a máxima rentabilidade.
“A
preocupação é inevitável, mas o stress opcional.” – Murillo
Leal
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