“Que influência tem
a motivação e o reconhecimento das equipas no sucesso das
organizações?
Ao longo dos
últimos 15 anos, nós debruçámo-nos sobre mais de 850 000 inquéritos e estudos.
Concluímos que as organizações mais saudáveis e produtivas tinham níveis muito
positivos de interação interna. Isto implica uma grande dose de reconhecimento.
Quando há sucesso, é celebrado e brinda-se o sucesso dos outros. Nos estudos
sobre os quais nos debruçámos e nas organizações onde trabalhámos, o rácio
positividade/negatividade, era no mínimo 5/1. Cinco interações positivas para
uma negativa. Qual é que acha que é o rácio no local em que trabalha?
Quais os principais
axiomas para motivar os colaboradores?
Os bons gestores e
líderes compreendem que somos todos diferentes, que nos sentimos motivados com
coisas diferentes. Não há “fatos à medida” ou soluções únicas. Os grandes
líderes conhecem bem os seus colaboradores e sabem o que motiva cada um deles.
A remuneração não é
o único fator motivacional?
Não, não é. Mas
pode ser um fator muito poderoso para alguns. Por isso, não se deve
desvalorizar o que a pessoa perceciona, enquanto o seu trabalho é reconhecido
através do que é pago. Não acredito que seja o único fator motivacional. As
pessoas precisam de acreditar que o que fazem é importante e que fazem a
diferença, e, quando marcam essa diferença, esta é notada e celebrada. A
valorização combinada com o pagamento justo é a base para a produtividade no
trabalho.
Podemos motivar
trabalhadores Latinos e Anglo-saxónicos da mesma forma?
As pessoas são
pessoas, não importa a sua origem. Todos temos a mesma necessidade de nos
sentirmos valorizados e apreciados. Isso é universal.
Que tipos de
reconhecimento funcionam melhor nas organizações?
Há muitas formas de
reconhecer os colaboradores. Como falámos, as pessoas são diferentes e têm
motivações diferentes. Uma grande empresa tem as suas formas e os seus
programas para envolver e reconhecer os colaboradores. De dia para dia, por
exemplo, as políticas de baixo custo, as celebrações nos anos de serviço, os
prémios de reconhecimento e resultados conseguidos, a inovação e o serviço
personalizado. O reconhecimento é uma forma poderosa de comunicação, é o que
mais valorizamos. Devemos criar o maior número de canais de comunicação
possíveis.
Quais os erros mais
comuns que os gestores cometem na formação de empreendedores?
Os erros mais
comuns são essencialmente: dar demasiado reconhecimento e não ter tempo
suficiente. Primeiro que tudo, demasiado reconhecimento, nunca é verdade.
Quantas vezes na sua carreira se sentiu demasiado reconhecido no local de
trabalho? Nós pensamos que elogiar demasiado pode tornar o colaborador difícil
de gerir, mas não é verdade; se for bem feito, se for sincero, nunca será
demasiado. Nas nossas vidas pessoais, ouvimos “Amo-te” em demasia? Não. O mesmo
acontece no trabalho. Nunca é demais dizer obrigado.
Por último, não ter
tempo suficiente. A minha desculpa preferida. Nunca se encontra tempo para
dizer a alguém que está a fazer um bom trabalho, mas se por acaso o mesmo
colaborador cometer um erro, já temos todo o tempo do mundo. Bons líderes
encontram tempo para notar e dizer o que está certo e não só o que está errado.
O trabalho de
equipa é fundamental. Na prática, as grandes empresas têm dificuldades em tirar
benefícios do trabalho de equipa. Concorda?
Não, não penso
assim. Não depende do tamanho da organização, qualquer uma pode ter equipas
brilhantes. Está tudo relacionado com a liderança. Grandes líderes encontram-se
em qualquer organização. Eu acredito que apenas uma boa equipa consegue
transformar toda a empresa. Se o trabalho de equipa é um valor core para
a organização, não há razão para uma grande organização não ter equipas
empreendedoras e muito produtivas, em cada nível.
[...]
Por: João Pinheiro
da Costa”
Entrevista
na integral: http://www.rhonline.pt/entrevistas/entrevista.php?interview_id=44
A motivação é a palavra-chave de qualquer "vocabulário" empresarial. São as tecnicas de motivação que tornam meras empresas em empresas de sucesso, porque estas são dotadas de recursos humanos felizes, formados e integrados na missão e nos objetivos da empresa.
ResponderEliminar"Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer." – Dwight Eisenhower
Bom artigo !