quarta-feira, 1 de abril de 2015

O reconhecimento é uma forma poderosa de comunicação

“Que influência tem a motivação e o reconhecimento das equipas no sucesso das organizações?  
Ao longo dos últimos 15 anos, nós debruçámo-nos sobre mais de 850 000 inquéritos e estudos. Concluímos que as organizações mais saudáveis e produtivas tinham níveis muito positivos de interação interna. Isto implica uma grande dose de reconhecimento. Quando há sucesso, é celebrado e brinda-se o sucesso dos outros. Nos estudos sobre os quais nos debruçámos e nas organizações onde trabalhámos, o rácio positividade/negatividade, era no mínimo 5/1. Cinco interações positivas para uma negativa. Qual é que acha que é o rácio no local em que trabalha?
 
Quais os principais axiomas para motivar os colaboradores?
Os bons gestores e líderes compreendem que somos todos diferentes, que nos sentimos motivados com coisas diferentes. Não há “fatos à medida” ou soluções únicas. Os grandes líderes conhecem bem os seus colaboradores e sabem o que motiva cada um deles.

A remuneração não é o único fator motivacional?
Não, não é. Mas pode ser um fator muito poderoso para alguns. Por isso, não se deve desvalorizar o que a pessoa perceciona, enquanto o seu trabalho é reconhecido através do que é pago. Não acredito que seja o único fator motivacional. As pessoas precisam de acreditar que o que fazem é importante e que fazem a diferença, e, quando marcam essa diferença, esta é notada e celebrada. A valorização combinada com o pagamento justo é a base para a produtividade no trabalho.
 
Podemos motivar trabalhadores Latinos e Anglo-saxónicos da mesma forma? 
As pessoas são pessoas, não importa a sua origem. Todos temos a mesma necessidade de nos sentirmos valorizados e apreciados. Isso é universal.

Que tipos de reconhecimento funcionam melhor nas organizações?
Há muitas formas de reconhecer os colaboradores. Como falámos, as pessoas são diferentes e têm motivações diferentes. Uma grande empresa tem as suas formas e os seus programas para envolver e reconhecer os colaboradores. De dia para dia, por exemplo, as políticas de baixo custo, as celebrações nos anos de serviço, os prémios de reconhecimento e resultados conseguidos, a inovação e o serviço personalizado. O reconhecimento é uma forma poderosa de comunicação, é o que mais valorizamos. Devemos criar o maior número de canais de comunicação possíveis.

Quais os erros mais comuns que os gestores cometem na formação de empreendedores?
Os erros mais comuns são essencialmente: dar demasiado reconhecimento e não ter tempo suficiente. Primeiro que tudo, demasiado reconhecimento, nunca é verdade. Quantas vezes na sua carreira se sentiu demasiado reconhecido no local de trabalho? Nós pensamos que elogiar demasiado pode tornar o colaborador difícil de gerir, mas não é verdade; se for bem feito, se for sincero, nunca será demasiado. Nas nossas vidas pessoais, ouvimos “Amo-te” em demasia? Não. O mesmo acontece no trabalho. Nunca é demais dizer obrigado.
Por último, não ter tempo suficiente. A minha desculpa preferida. Nunca se encontra tempo para dizer a alguém que está a fazer um bom trabalho, mas se por acaso o mesmo colaborador cometer um erro, já temos todo o tempo do mundo. Bons líderes encontram tempo para notar e dizer o que está certo e não só o que está errado.
 
O trabalho de equipa é fundamental. Na prática, as grandes empresas têm dificuldades em tirar benefícios do trabalho de equipa. Concorda? 
Não, não penso assim. Não depende do tamanho da organização, qualquer uma pode ter equipas brilhantes. Está tudo relacionado com a liderança. Grandes líderes encontram-se em qualquer organização. Eu acredito que apenas uma boa equipa consegue transformar toda a empresa. Se o trabalho de equipa é um valor core para a organização, não há razão para uma grande organização não ter equipas empreendedoras e muito produtivas, em cada nível.
  
[...]

Por: João Pinheiro da Costa”


1 comentário:

  1. A motivação é a palavra-chave de qualquer "vocabulário" empresarial. São as tecnicas de motivação que tornam meras empresas em empresas de sucesso, porque estas são dotadas de recursos humanos felizes, formados e integrados na missão e nos objetivos da empresa.
    "Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer." – Dwight Eisenhower
    Bom artigo !

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