Fidelizar
e comprometer o talento com as metas da organização é o principal
desafio da atualidade em matéria de gestão de capital humano, para
87% dos líderes empresariais e diretores de recursos humanos. A
conclusão resulta do estudo anual da Deloitte, “Tendências
Globais do Capital Humano: Liderar no Novo Mundo do Trabalho”, esta
semana divulgado que espelha um agravar desta preocupação face a
2014.
Desde
o ano passado que o problema está identificado e que se tem
agravado. Os líderes empresariais e os diretores de recursos humanos
têm dificuldade em comprometer os seus profissionais com os
objetivos e exigências diárias das organizações. No último ano,
79% identificaram esta dificuldade no relatório “Tendências
Globais do Capital Humano”, da Deloitte. O número sobe este ano
para os 87%. Para a consultora, “apesar de identificado o problema,
a maioria das organizações continua a não desenvolver as ações
corretas no sentido de reforçar e alinhar a sua cultura, colocando
possivelmente em risco o seu crescimento futuro”.
“Os
trabalhadores estão a adquirir maior mobilidade, flexibilidade e
autonomia, tornando-se, como resultado, mais difíceis de gerir e
alcançar”, confirma Josh Bersin, diretor e fundador da Bersin by
Deloitte, da Consultora Deloitte Consulting LLP. Segundo o líder, é
este contexto que coloca às organizações a necessidade de
reinventar a forma como gerem as pessoas e de potenciar a criação
de ideias novas e “fora da caixa” que as tornem relevantes. O
estudo anual conduzido pela consultora junto de mais de 3300 líderes
empresariais e de recursos humanos em 106 países, revela que a
percentagem de inquiridos que classifica o compromisso dos
colaboradores como “muito importante” duplicou face ao ano
anterior, ainda que 60% dos líderes reconheçam não ter um programa
adequado para medir e melhorar o compromisso, revelando não estarem
preparados para endereçar esta questão. Apenas 12% afirmam ter
preparados programas para construir e desenvolver uma cultura forte
na organização e 7% dizem-se “excelentes” a medir e, controlar
e melhorar o grau de compromisso dos seus profissionais para com a
empresa.
Fonte: http://expressoemprego.pt/noticias/compromisso-profissional-em-crise/3695
Fonte: http://expressoemprego.pt/noticias/compromisso-profissional-em-crise/3695
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