segunda-feira, 11 de maio de 2015

Desafios Cotidianos

O capital humano se tornou importante para as organizações a partir do momento em que elas passaram a entender que devem oferecer o suporte necessário para que as pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Com oportunidades de progressão, sabe-se que os colaboradores vão oferecer o melhor da sua capacidade, originando resultados positivos para a empresa.

Hoje, a principal dificuldade encontrada no mercado em geral e na própria empresa não é somente fazer as pessoas felizes, mas manter essa felicidade. Manter a satisfação das pessoas é algo que desafia o RH a cada dia, pois existe uma busca maior por superação, senso de justiça e satisfação. A exigência aumentou e o colaborador espera que a organização sempre atenda às expectativas.

Thereza Cristina de Souza, diretora de RH da Nasajon Sistemas, cita que outra dificuldade é desenvolver uma fiel parceria entre o RH e o corpo de líderes da organização, na qual o gestor deve ter um olhar crítico em relação a sua equipa, percebendo a tempo a insatisfação de um colaborador. É ele que, com rapidez e sensibilidade, vai abastecer o RH de informações, para que ele possa agir com prontidão e assertividade.

Para o diretor de RH da SAP Brasil, Marcelo Carvalho, os desafios não param por aí, e dependem também de uma aplicação consistente das políticas em todas as áreas da empresa, até mesmo porque, se a empresa desejar criar uma cultura de alto desempenho, focada no desenvolvimento e retenção de talentos, é necessário garantir um desenvolvimento sustentável da liderança. No caso da SAP, até para suprir essa lacuna, o foco tem sido concentrado no desenvolvimento de novos gestores e também na garantia, por meio de ferramentas eficazes, de que os colaboradores possam também avaliar e prover feedback a respeito de seus líderes e dos processos de RH.

Carvalho também acredita que, como gestor, o grande desafio na condução da gestão de pessoas é o alinhamento das expectativas de crescimento profissional acelerado e o desempenho de objetivos, pois conduzir uma avaliação de desempenho com um feedback construtivo é fundamental para o colaborador internalizar este feedback e realizar ações que devem atender às expectativas do gestor e da empresa.

Já no caso de Jéssica Sandin, gerente de recursos humanos da Symantec, uma das grandes vantagens de trabalhar em uma empresa de alta tecnologia é ter à disposição uma série de plataformas e recursos para apoiar toda a estratégia e projetos de gestão de pessoas, tornando-a mais acessível, flexível e uniforme globalmente.

Dessa forma, o grande desafio nesse cenário é não perder de vista o ser humano em si, confiando apenas na eficiência dos recursos tecnológicos e deixando em segundo plano a riqueza que há no contato e interação entre pessoas de regiões, experiências e vivências diferentes.

No entanto, um dos maiores desafios é trazer a consciência de que, ainda que a estratégia deva ser uniforme e global, as particularidades culturais, legais, políticas e económicas de cada região ou país precisam ser consideradas no momento de desenho e implantação da estratégia macro através das políticas e práticas, para que os resultados esperados sejam alcançados com mais eficácia e a cultura seja implantada com raízes fortes e profundas.


Fonte: http://www.gestaoerh.com.br/site/noticias/?id=2606

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