O
capital humano se tornou importante para as organizações a partir
do momento em que elas passaram a entender que devem oferecer o
suporte necessário para que as pessoas desenvolvam novas aptidões e
aperfeiçoem características que já possuem. Com oportunidades de
progressão, sabe-se que os colaboradores vão oferecer o melhor da
sua capacidade, originando resultados positivos para a empresa.
Hoje,
a principal dificuldade encontrada no mercado em geral e na própria
empresa não é somente fazer as pessoas felizes, mas manter essa
felicidade. Manter a satisfação das pessoas é algo que desafia o
RH a cada dia, pois existe uma busca maior por superação, senso de
justiça e satisfação. A exigência aumentou e o colaborador espera
que a organização sempre atenda às expectativas.
Thereza
Cristina de Souza, diretora de RH da Nasajon Sistemas, cita que outra
dificuldade é desenvolver uma fiel parceria entre o RH e o corpo de
líderes da organização, na qual o gestor deve ter um olhar crítico
em relação a sua equipa, percebendo a tempo a insatisfação de um
colaborador. É ele que, com rapidez e sensibilidade, vai abastecer o
RH de informações, para que ele possa agir com prontidão e
assertividade.
Para
o diretor de RH da SAP Brasil, Marcelo Carvalho, os desafios não
param por aí, e dependem também de uma aplicação consistente das
políticas em todas as áreas da empresa, até mesmo porque, se a
empresa desejar criar uma cultura de alto desempenho, focada no
desenvolvimento e retenção de talentos, é necessário garantir um
desenvolvimento sustentável da liderança. No caso da SAP, até para
suprir essa lacuna, o foco tem sido concentrado no desenvolvimento de
novos gestores e também na garantia, por meio de ferramentas
eficazes, de que os colaboradores possam também avaliar e prover
feedback a respeito de seus líderes e dos processos de RH.
Carvalho
também acredita que, como gestor, o grande desafio na condução da
gestão de pessoas é o alinhamento das expectativas de crescimento
profissional acelerado e o desempenho de objetivos, pois conduzir uma
avaliação de desempenho com um feedback construtivo é fundamental
para o colaborador internalizar este feedback e realizar ações que
devem atender às expectativas do gestor e da empresa.
Já
no caso de Jéssica Sandin, gerente de recursos humanos da Symantec,
uma das grandes vantagens de trabalhar em uma empresa de alta
tecnologia é ter à disposição uma série de plataformas e
recursos para apoiar toda a estratégia e projetos de gestão de
pessoas, tornando-a mais acessível, flexível e uniforme
globalmente.
Dessa
forma, o grande desafio nesse cenário é não perder de vista o ser
humano em si, confiando apenas na eficiência dos recursos
tecnológicos e deixando em segundo plano a riqueza que há no
contato e interação entre pessoas de regiões, experiências e
vivências diferentes.
No
entanto, um dos maiores desafios é trazer a consciência de que,
ainda que a estratégia deva ser uniforme e global, as
particularidades culturais, legais, políticas e económicas de cada
região ou país precisam ser consideradas no momento de desenho e
implantação da estratégia macro através das políticas e
práticas, para que os resultados esperados sejam alcançados com
mais eficácia e a cultura seja implantada com raízes fortes e
profundas.
Fonte:
http://www.gestaoerh.com.br/site/noticias/?id=2606
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